Moxabustão

Técnica terapêutica própria da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a moxabustão, assim como  a acupuntura, utiliza-se da estimulação dos acupontos distribuídos nos meridianos de energia, promovendo o equilíbrio do corpo. Na moxabustão o estímulo é realizado através da aplicaçãoo de calor proveniente da queima da Artemísia (Artemisia vulgaris), uma erva com inúmeras propriedades terapêuticas.

Conforme os conceitos da MTC, o frio, o vento e a umidade são agentes causadores de doenças. É muito comum, por exemplo, o agravamento das dores articulares e musculares no inverno. O calor da moxabustão alivia dores, elimina a umidade (edema), aquece o frio e promove a circulação sanguínea, acelera a dissolução de hematomas e a cicatrização de feridas.

O bastão de artemísia é aceso e aproximado da pele ou da agulha inserida no paciente. A distância e o tempo de aplicação do bastão à pele variam de acordo com a sensibilidade do paciente ao calor. A moxabustão é indolor e, devido à preparação da erva, não há risco das cinzas ou brasa caírem na pele e provocarem queimaduras no paciente.