Acupuntura

A acupuntura á uma técnica terapêutica própria da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos, os acupontos. Os acupontos estão presentes em todo o corpo – distribuídos ao longo do trajeto dos meridianos de energia – e possuem funções orgânicas específicas. A acupunturista selecionará os pontos a serem estimulados conforme o tipo de enfermidade a ser tratada e de acordo com as funções do acuponto.

A acupuntura age no organismo através da estimulação nervosa periférica – reduz a dor e modula as respostas inflamatória, hormonal ou imunológica. Assim, a acupuntura diminui a dependência de medicamentos e melhora a qualidade de vida dos pacientes, inclusive daqueles que sofrem dores crônicas ou transtornos mentais.

A acupuntura pode ser indicada como terapia alternativa ou como terapia complementar a outros tratamentos – inclusive o tratamento medicamentoso convencional. Qualquer um pode se tratar com acupuntura: bebês, crianças, idosos, gestantes ou adultos.